Empreender e ter o próprio negócio é, sem dúvidas, um dos sonhos de muitas pessoas.
Boas iniciativas e, acima disso, boas ideias, surgem frequentemente. No entanto, poucos são aqueles que se arriscam nessa empreitada.
Os motivos alegados são muitos: falta dinheiro, dá muito trabalho, é difícil, não vai dar certo, são somente alguns deles. Em tempos de crise, eles se multiplicam e podem ser o “assassino” precoce de muitas (possíveis) grandes empresas.
Na contramão desse pessimismo, encontram-se os pequenos empreendedores, muitas vezes, até chamados de visionários. Com uma ideia na cabeça e muita vontade de fazer acontecer, esses seres se destacam na multidão por sua dedicação em tirar seus planos do papel.
E é a produção de conteúdo que pode fazer toda a diferença.
O que fazem? De onde vêm?
Eles estão espalhados na multidão. Podem até passar despercebidos. Mas, eles estão lá, correndo atrás de seus objetivos, dando um passo a cada dia em direção a concretização de seu futuro profissional.
Como qualquer empresa que inicia do zero, os pequenos empreendedores enfrentam as dificuldades já conhecidas: obrigações legais, viabilidade de execução e a concorrência direta com grandes players.
The question is: como se destacar em meio a um mercado “saturado”, principalmente no que tange à divulgação de serviços?
A produção de conteúdo
No nosso mundo real, a veiculação de anúncios em TVs, rádios, jornais e revistas é um plano que não é fácil de ser realizado. Isso porque os investimentos nessas mídias, como já sabemos, alcançam valores estratosféricos, que, logicamente, não entram nos orçamentos.
É aí, exatamente, aí, que entra a internet e, consequentemente, a produção de conteúdo. Com a oferta de infinitas ferramentas gratuitas para efetivar uma estratégia, a internet disponibiliza mecanismos para que os pequenos empreendedores alcancem seus potenciais clientes a um baixo custo e com ótimos resultados.
Os consumidores mudaram e não aguentam mais a publicidade intromissiva e forçada: o que eles querem é conteúdo de qualidade e relevância, que resolva seus problemas, anseios e desafios e permita a criação de um relacionamento de confiança com as empresas e marcas.
Nesse quesito, os empreendedores iniciantes levam vantagem: conseguem iniciar a produção de conteúdo de maneira organizada, pensada, somente fazendo ajustes ao longo da trajetória. Pode não parecer grande coisa; mas, na prática, é uma evolução considerável.
Aliando os tipos de produção de conteúdo, canais de relacionamento e pequenos investimentos em mídias online pagas – a exemplo de Facebook Ads e Google Adwords -, cria-se uma estratégia interligada com pouca (ou nenhuma) chance de fracasso.
Seria utópico e idealista demais, afirmar que isso tudo é fácil e rápido de fazer. É necessário investir tempo, dedicação e organização; aliás, como qualquer coisa que ambicione o sucesso. Mas, é possível e, acima disso, DÁ RESULTADO!
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Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.