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Criei meu Portfólio On-line: E agora?

Apenas seu portfólio on-line é suficiente para atrair e conquistar clientes como designer freelancer ou criativo empreendedor? O que fazer depois de publicá-lo? E como melhorar o relacionamento com seus clientes atuais?

É mais desafiador do que parece conseguir bons clientes depois de criar seu portfólio on-line.

Além da criatividade, é preciso usar as novas estratégias para designers freelancers e superar as barreiras que aparecem nessa rotina frequentemente solitária.

Por isso levantamos as principais dicas para atrair não só novos clientes, mas também pessoas mais qualificadas, que entendem o valor do seu trabalho e consequentemente investem mais em você, na sua arte e no seu trabalho criado com tanto carinho.

Primeiro Passo: Crie seu Portfólio On-line

Observe as conversas a seguir. Cada uma se passa entre um designer freelancer que presta serviços de design gráfico e web design com um possível cliente.

Designer Freelancer 1:

– Olá! Estamos em busca de um designer para construir nosso site e criar toda a parte gráfica e visual. Gostaríamos de conhecer mais sobre os seus serviços.

– Ótimo, você pode conferir meu portfólio on-line no meu site.

– Nós já verificamos aqui, mas só encontramos algumas imagens do que você parece ter produzido. Não dá para saber qual é o cliente e a sua participação efetiva nos projetos. Não consegui entender se você trabalhou apenas no design gráfico, no desenvolvimento do HTML ou se auxiliou também no CSS.

– Entendi. Fique tranquilo que vou te passar todas essas informações por e-mail.

Designer Freelancer 2:

– Estamos procurando um designer freelancer para criação de site e toda nossa parte visual. Por isso gostaríamos de conhecer mais sobre os seus serviços.

– Perfeito, basta acessar meu site. Lá você vai encontrar todas as informações sobre os projetos que já produzi, qual foi a metodologia de desenvolvimento, minha participação nos projetos, a média dos prazos e preços, depoimentos dos clientes e diversos cases de sucesso. Tenho também um eBook gratuito sobre como contratar melhores designers freelancers para serviços de design com dicas para escolher as imagens diferenciadas para o seu fornecedor usar no seu projeto. Se você gostar, é só preencher a sua solicitação de orçamento que vou enviar em até dois dias úteis uma proposta detalhada para você.

– Maravilha, já baixamos o eBook e gostamos muito! É por isso que entramos em contato, você já passou por uma seleção inicial que fizemos. Vamos enviar a solicitação de orçamento hoje!

Notou a diferença entre a percepção que o cliente tem dos dois profissionais?

O primeiro espera os clientes aparecerem sem agregar valor antes da compra. Já o segundo mostra o caminho do que produziu e educa o cliente em direção aos seus produtos e serviços. É o caminho ideal para atrair, vender e fidelizar clientes como um designer freelancer ou empreendedor criativo.

Qual dos dois você quer ser?

O portfólio on-line é fundamental para apresentar seus serviços e faz a diferença na hora de fechar negócio.

Mas fazer as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem no seu trabalho requer atitudes diferenciadas. Sair da zona de conforto e buscar alternativas para gerar mais resultados é justamente o que você precisa fazer para trilhar um caminho de sucesso como designer freelancer.

Segundo Passo: Encante com a Experiência

Ter todas as informações sobre seus projetos bem explícitas para os clientes pode não ser o suficiente. Hoje em dia, a parte visual é fundamental para vender.

Leve seu visitante por uma jornada inesquecível no seu site. Faça algo que ele vai lembrar.

Se você oferece serviços de design ou webdesign e seu site não é top de linha, o negócio encerra já no primeiro acesso. Ter um megasite é o mínimo.

Por isso desenvolva um portfólio on-line que chame a atenção pela organização e profissionalismo.

O seu portfólio on-line precisa que você:

  • Deixe claro todas as maneiras de contatá-lo, e links da sua presença nas mídias sociais para que o cliente possa conhecer você mais pessoalmente (o profissional e o pessoal estão cada vez mais juntos, porque você é um só);
  • Leve o visitante por uma jornada única sobre o que você pode fazer por ele.
  • Conte sobre sua trajetória, use um tom profissional e simpático ao mesmo tempo;
  • Exiba seus principais clientes e projetos;
  • Mostre depoimentos de quem já confiou nos seus serviços;
  • Crie um acesso fácil para o formulário de contato.
  • Produza conteúdo de qualidade que educa seus clientes em direção a seus produtos e serviços.

Caprichar na escolha das fontes e das cores vai facilitar a identificação da sua marca própria, e o seu layout pode servir de base para projetos futuros de alguns clientes.

Para ajudar você a dar essa cara profissional na sua página, uma boa pedida é usar o StudioPress como uma solução para desenvolver seu portfólio de alto nível.

Página do StudioPress
StudioPress, portfólios incríveis para designers freelancers e empreendedores criativos.

Já são mais de 200 mil sites que usam os templates do StudioPress como base. A empresa é a desenvolvedora do Genesis Framework, o framework de desenvolvimento de templates para WordPress mais usado no mundo.

Com ele é possível ter uma solução que torna sua página mais rápida, segura e fácil de manusear, além do excelente custo x benefício. E com os StudioPress Sites agora, a partir de $24/mês você tem o seu portfólio on-line e não precisa se preocupar com manutenção, tecnologia e afins e pode se concentrar no seu trabalho e em produzir conteúdo de qualidade para melhorar o seu negócio e conseguir mais e melhores clientes.

Identifique o que a sua persona quer e o que você pode produzir de conteúdo para solucionar os problemas delas e atingir seus objetivos.

Terceiro Passo: Crie Conteúdo

Você precisa atrair e fechar negócio com mais clientes usando a internet ao seu favor. E para isso é preciso produzir conteúdo, porque é através dele que você vai engajar mais pessoas e vai disseminar seus pontos fortes.

É preciso montar sua estratégia de produção de conteúdo para que você possa gerar audiência qualificada para sua página e para o seu portfólio on-line de designer freelancer.

É como fala Jonathan Ive, um dos grandes nomes por trás dos modelos da Apple:

“É muito fácil ser diferente, mas muito difícil ser o melhor”

Criando uma rotina fixa de produção de conteúdo, você agrega credibilidade ao seu perfil como designer freelancer. Já imaginou como deve ser incrível diversas empresas aguardando pelo seu novo conteúdo em determinado dia da semana?

Através disso você muda seus status, cria seu nome e amplia sua rede. Seu futuro cliente pode vir de um compartilhamento de um conteúdo seu.

Também é importante definir bem sua Buyer Persona para criar o conteúdo certo para o público certo. Não adianta fazer seu conteúdo chegar para pessoas ou empresas que já possuem toda sua parte de design bem definida e pronta. Eles não vão se interessar pelos seus serviços no momento.

Quarto Passo: Espalhe seu Conteúdo

Agora que você já sabe como preparar um bom portfólio online, é preciso entender mais um ponto: o portfólio é muito importante, o conteúdo é fundamental, mas apenas eles não são suficientes.

Calma, não se desespere.

Alguns designers freelancers já com um bom tempo de estrada que possuem um ótimo portfólio e algum conteúdo na internet estão desesperados para conseguir mais clientes.

É preciso, aliado à sua estratégia de conteúdo, aumentar sua audiência também através do seu marketing pessoal e espalhar a sua mensagem de todas as formas que você puder, sempre lembrando que a qualidade vem em primeiro lugar, e depois a quantidade.

É melhor um excelente artigo do que dois mais ou menos, um excelente podcast do que 3 artigos, um vídeo no Youtube incrível e que realmente agrega valor para o eu cliente final do que um eBook que serve apenas para aumentar a sua lista de e-mails como uma isca digital.

Uma boa forma de começar a educar os seus clientes em direção aos seus produtos e serviços é iniciando sua divulgação em outras redes sociais que farão seu cliente ideal te encontrar.

Você pode e deve usar as mídias sociais para atrair seus clientes. Essas redes são essenciais para o seu negócio e irão chamar a atenção da sua persona para os serviços que oferece.

Conheça alguns dos canais mais importantes para desenvolver e expandir sua estratégia:

Inicie seu Canal no Youtube

Criar vídeos profissionais é cada vez mais fácil e é um caminho importante para quem quer alcançar um público maior através das redes sociais.

Desenvolver um conteúdo útil para as pessoas através de vídeos pode gerar um engajamento enorme para sua página.

Como você já deve saber, não só o futuro da comunicação pela internet como também o presente já é formado pela disseminação de conteúdos em vídeo.

Produza seu Podcast na iTunes Store

Como o podcast Mídia, Não Marketing, você pode criar um show em áudio e agregar bastante valor para o seu cliente de uma forma diferenciada e mais íntima do que apenas artigos. Um podcast / show idealmente é semanal, mas você pode publicar novos episódios quando puder, e alguns shows antigos continuam ajudando seus ouvintes mesmo depois de um bom tempo sem serem atualizados.

Divulgue em grupos no Facebook

Para você que atua como designer freelancer, uma boa forma de divulgação é participar de grupos específicos do seu nicho de atuação.

Por lá, além de sempre aparecer clientes com certa urgência de fechar um novo projeto, você pode analisar sua concorrência e se diferenciar deles.

Os grupos também são uma ótima forma de criar networking com pessoas que podem agregar valor à sua rede de contatos.

Tem grupo de tudo:

Faça E-mail Marketing

Uma campanha de e-mail marketing deve ser um dos pilares da sua estratégia de conteúdo. Por isso, crie a sua lista desde o primeiro dia e ofereça algo em troca como um curso gratuito ou eBook (que realmente ajuda seu cliente final e o guia pra comprar seus produtos e serviços).

Nutra essa lista de e-mails com um autoresponder, materiais ricos, que gerem valor para essa audiência, e que façam eles ganharem ainda mais interesse pelo seu trabalho.

Use o Behance

O Behance é hoje uma das plataformas mais utilizadas no mundo para hospedar seu conteúdo. Use o Behance também para trazer clientes interessados no seu trabalho e lembre-se que se você leva o cliente para outro site, pode ser que ele fique por lá.

Página do Behance
Página do Behance

E além de divulgar o seu trabalho, no Behance você pode encontrar vagas disponíveis para a execução de projetos e tarefas, além de ter a chance de criar uma rede de contato entre designers freelancers como você.

Além dessas plataformas, existem várias outras onde você pode disponibilizar seu conteúdo e atrair novos clientes, como o Workana e o Freelancer.com . Defina bem o seu mercado de atuação e pesquise quais as que se encaixam melhor para seu tipo de trabalho.

Se você está iniciando agora a sua jornada e ainda não produziu nenhum material para clientes, desenvolva para você mesmo o que pretende fornecer para seus futuros clientes.

Crie identidades visuais, desenvolva a apresentação de um site para um cliente fictício ou preste serviços gratuitos para empresas que você gostaria de ajudar como familiares e amigos ou ONG’s, prepare os templates para as redes sociais e faça tudo que estiver ao seu alcance.

Faça por prazer. Quando seu futuro cliente em potencial encontrar seus materiais, vai entender qual a capacidade que você tem para produzir. Então capriche nos detalhes e crie projetos incríveis. Encha os olhos de quem te encontrar para que em breve você possa também divulgar os seus trabalhos pagos.

Quinto Passo: Coloque em prática

Existem diversas ferramentas de marketing que irão te ajudar a adotar essas medidas e agir como uma verdadeira empresa de mídia.

Muitos pensam que os clientes vão correr atrás de você, mas não é assim que o processo funciona. Como diz uma das grandes frases do gênio Walt Disney:

“Faça o que você faz tão bem que eles vão querer ver de novo e trazer os amigos”

Atraia uma audiência de clientes potenciais qualificados que admirem o seu trabalho e entrem na fila para contratar seus serviços.

Por isso conheça todos os recursos disponíveis para você aplicar sua estratégia de produção de conteúdo. A internet está recheada de ferramentas que facilitam a sua vida.

Você pode aliar um bom layout com um banco de imagens gratuito, além de colocar um chat online para tirar as dúvidas de seus clientes. O início é difícil, mas com o tempo, com sua marca se consolidando no mercado, você pode chegar a automatizar o processo de busca de clientes.

Automatize para humanizar.

Não existe fórmula mágica para conquistar clientes sem esforço E se chegando ao final desse texto você percebeu que vai precisar criar um novo seu portfólio e começar a produzir conteúdo frequentemente, não tem problema! Mãos à obra!

Novas oportunidades podem surgir a todo instante e você não pode deixá-las passar.

Para ajudar ainda mais, assine o Marketing Master, programa de coaching do Vitamina Publicitária. Com a assinatura do Marketing Master você terá acesso livre a cursos fundamentais de marketing, comunicação e internet.

As inscrições acontecem algumas vezes ao ano, mas você já pode iniciar essa jornada com o conteúdo gratuito em áudio e vídeos que disponibilizamos gratuitamente. Inscreva-se no Vitamina e assista o Webinar 6 Passos Para Atrair Vender e Fidelizar Clientes na Internet e outros que estão disponíveis em nossa área de consultoria assim que você fizer a sua inscrição.

Depois é só se cadastrar na lista de espera do Marketing Master e aguardar a abertura das assinaturas.

Nos vemos em breve!

Por Jonatan de Sousa Rodrigues

Estudante de Jornalismo, Redator Web Freelancer e Escritor de Ficção. Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet e Marketing de Conteúdo. Sonho em viver da escrita criando grandes histórias. Saiba mais em euempaginas.wordpress.com

2 respostas em “Criei meu Portfólio On-line: E agora?”

É isso aí Luan! O portfólio é só um dos primeiros passos para entrar de vez no caminho do sucesso como freelancer, que não é nada fácil.

Fico feliz que tenha gostado da produção! Continue acompanhando que vem mais coisas em breve. Até mais!

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