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Criar uma marca pessoal e fazer as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem em você é um desafio. Aprenda como conquistar a atenção e vender na internet como designer freelancer ou criativo empreendedor.

Peter McKinnon é o meu Youtuber favorito.

Largou seu emprego como o cara dos vídeos e viaja o mundo e ensinando as pessoas a criarem seus canais no Youtube e marcas pessoais, além de criar histórias incríveis.

O Peter é um cara bacana. E ser legal não é apenas uma habilidade sutil. Esse pode ser o principal diferencial para você se destacar no seu mercado.

Dá uma olhada em um vídeo dele:

Sempre que Peter publica um novo vídeo, não vejo a hora de chegar em casa para assistir. Para mim, é mais legal do que um novo episódio na Netflix de Billions ou Designated Survivor.

Mas como você também pode conseguir gerar essa sensação na sua audiência? Como criar um negócio e fazer as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem em você? Como ganhar a atenção como designer freelancer ou empreendedor e vender na internet?

Eduque e entretenha para criar um negócio ou marca pessoal

Educar e entreter é o caminho para criar um negócio ou marca pessoal com a ajuda da internet se você é um designer freelancer ou empreendedor criativo.

Use marketing de conteúdo para criar a sua marca pessoal e eduque e entretenha as pessoas. Para isso, comece sendo alguém que as pessoas gostem e faça a sua audiência conhecer, gostar e confiar em você.

Essa simples estratégia vai ajudar você a vender porque nunca foi tão importante criar um diferencial humano para uma marca. São os detalhes invisíveis que ganham o jogo. Mas como?

O grande desafio não é apenas ganhar da sua concorrência, mas criar algo único ou se posicionar de uma forma diferente. Ser a vaca roxa.

Mas se você não inventou uma categoria ou um novo segmento de mercado, com certeza há concorrentes.

Estes concorrentes são não inimigos, mas exemplos do que você pode fazer, do que você não deve fazer, e como seu negócio, produtos e serviços podem ser melhores.

Vamos falar sobre como ganhar da sua concorrência.

Como ganhar do seu concorrente

O melhor produto ou serviço não é o que sempre ganha.

Vemos produtos excelentes e conteúdos ótimos espalhados pela internet que não entendemos como não os conhecemos. Vamos ver como melhorar isso se o seu produto é realmente melhor que a concorrência e merece ganhar.

Para fazer marketing de conteúdo eficaz, foque 50% do seu tempo na produção do conteúdo, e 50% na distruibuição desse conteúdo.

Não adianta ter o melhor produto e conteúdo se ele não é visto, porque se não é visto, não pode ser acessado ou comprado. Se não é acessado, não importa o quanto bom ele seja, o impacto não vai existir e sua mensagem não será transmitida. E assim não vai vender.

Então ganha quem distribuir melhor seus conteúdos, produtos e serviços? Não. É o conjunto de um bom produto, conteúdo e distribuição. Produto, preço, praça e promoção. Se você já estudou um pouco de marketing ou é profissional, pode acabar esquecendo o básico do básico do marketing e da comunicação. Lembre-se que os fundamentos ganham o jogo.

Aprendemos com o marketing de permissão, marketing de conteúdo e inbound marketing que não adianta mais interromper as pessoas. Por isso não é só uma questão de distribuição, mas sim fazer com que as pessoas conheçam, goste e confiem em você.

Isso se faz ensinando e entretendo as pessoas.

Publique conteúdo para ser conhecido

Para que as pessoas conheçam você, primeiro é necessário estar na internet.

Crie seu site, faça e-mail marketing e esteja nas redes sociais.

O próximo passo é produzir conteúdo. É o conteúdo que faz as pessoas conhecerem você e a sua marca através do Google. Quando buscarem algo relacionado a seu produto ou serviço, esteja lá.

Esse processo de posicionamento orgânico leva um tempo, mas pode ser acelerado com anúncios para auxiliar no processo de descobrimento do conteúdo nos mecanismos de busca.

Mas você precisa publicar conteúdo de alta qualidade com frequência que ajuda a sua audiência a superar seus obstáculos e atingir seus objetivos.

Entenda seu cliente como designer freelancer para fazer com que ele goste de você

Para fazer com que as pessoas gostem de você, é preciso entendê-las.

Empatia é uma das habilidades mais difíceis que existem.

Compartilhe, ou pelo menos entenda a visão de mundo da sua audiência. Tenha empatia com elas e mostre que você conhece as dores e os problemas que elas passam, o que sentem, pensam, como agem, o que fazem e quais suas necessidades e desejos.

As pessoas gostam de serem ouvidas. Se perceberem que você conhece seus sentimentos, vão entender que você consegue se colocar no lugar delas e pode fornecer produtos e serviços que realmente vão funcionar para elas.

Comece com um mapa de empatia.

Ensine e faça eles confiarem em você

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Se eles entenderem que você os conhece, não significa que irão comprar de você.

Existem muitas opções hoje em dia e compramos de quem gostamos porque o consumidor tem o poder.

Elas precisam confiar em você e na sua solução, seu produto ou serviço. Precisam confiar que você vai resolver o problema melhor do que qualquer outra opção disponível. Mostre que seu produto ou serviço oferece melhor custo x benefício ao curto, médio e longo prazo.

As pessoas não compram de você apenas porque gostaram do seu vídeo no Youtube. Compram porque este vídeo, por exemplo, faz com que elas conheçam, gostem e confiem na sua marca. E se seu concorrente apenas anuncia, e faz com que as pessoas conheçam a sua marca, não significa que ele conseguiu fazer com que essas pessoas também gostem e confiem no negócio.

Com investimento, qualquer marca pode anunciar nas mídias de massa ou até na internet, e isso não significa que a marca é boa. Dizemos que é propaganda e marketing com um sentido pejorativo, e não é assim que você quer que sua marca seja conhecida.

Você quer fazer com que as pessoas confiem em você, e por isso precisa mostrar empatia, e compartilhar conteúdo.

Ensinar como estratégia de negócio

Ensinar é uma das estratégia de negócio que mais funcionam na era da internet.

Mas o marketing de conteúdo já evoluiu de uma forma tão rápida que não é mais possível apenas ensinar. Você precisa criar uma experiência única para ensinar e entreter ao mesmo tempo.

Quem ensina melhor, ganha.

Marketing de conteúdo prova que quem ensina melhor ganha. O ensino, além de mostrar e posicionar a sua marca como autoridade, faz as pessoas confiarem em você. E só o fato de ganharem algo gratuitamente já posiciona a sua marca melhor do que quem faz apenas uma propaganda.

Também não funciona apenas entreter. Estamos sobrecarregados de possibilidades de entretenimento. Os consumidores querem mais e não faltam opções. Você precisa focar em uma experiência melhor.

Marketing de conteúdo é educar e entreter seus clientes em direção a seus produtos ou serviços. Crie um centro de ensino e aprendizado em direção aos seus produtos e serviços.

Não crie um catálogo virtual. Construa uma plataforma de aprendizado, um centro de conhecimento sobre o seu mercado. Pense como uma empresa de mídia, um programa de TV ou rádio. Foque em ser o principal entretenimento para o seu público, com o Peter no início desse artigo. Mereça a atenção com algo valioso e útil.

Seja útil e conquiste clientes como designer freelancer

Não esqueça de ser útil.

Ensine não apenas a teoria, mas a prática, e você vai ganhar negócios dessa forma mesmo que a maioria das pessoas não comprem seus produtos. Desta forma você seleciona os melhores clientes e pode se focar em construir um produto nota 10.

Quando você resolve um problema do seu cliente potencial sem cobrar nada, ganha um cliente e o leva para o próximo nível na sua jornada de compra. Resolva problemas melhor do que o seu concorrente, e ganhe o cliente.

Entenda o que acontece com seu cliente potencial e ganhe o jogo.

Aumente sua audiência através do marketing pessoal

Produzimos em conjunto com a Samba Tech e Flimbo um eBook para você aumentar sua audiência através do Marketing Pessoal. Aprenda usar a sua imagem para fazer networking e gerar oportunidades de negócios.mockup-marketing-pessoal

O que você vai aprender:

  • O que é e por que fazer Marketing Pessoal?
  • Como alavancar o seu Marketing Pessoal.
  • Ferramentas de Marketing Pessoal.
  • Como aumentar sua audiência por meio do Marketing Pessoal.

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Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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